sábado, 23 de agosto de 2014

‘X-Men - Dias de um Futuro Esquecido’ dá novo fôlego (e rumo) à franquia


Depois de uma trilogia, dois filmes derivados de um personagem solo e um prelúdio, a franquia X-Men não tinha muitos caminhos a seguir que resultassem em uma nova produção. Para a sorte dos produtores de X-Men - Dias de um Futuro Esquecido, nem foi preciso muita criatividade para elaborar um enredo que desse novo fôlego à história: a trama que deu origem ao filme foi publicada em quadrinhos nos Estados Unidos em 1981 e, agora, se encarrega de resgatar a história dos mutantes liderados pelo professor Charles Xavier no cinema.

Quem assiste ao filme em pleno ano de 2014 tem a sensação de que viagens no tempo são tão old fashion quanto o figurino usado por Wolverine (Hugh Jackman), que volta aos anos 1970 para impedir Mística (Jennifer Lawrence) de assassinar Bolivar Trask (Peter Dinklage, o Tyrion Lannister de Game of Thrones) e prevenir uma guerra de robôs no futuro. Qualquer semelhança com o clássico O Exterminador do Futuro (1984), de James Cameron, não é mera coincidência. O diretor bebeu na fonte dos quadrinhos da Marvel para construir o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger.



A ação de Mística faz com que um projeto de segurança desenvolvido por Trask, batizado de Sentinelas, seja aprovado pelo Congresso americano, que até então tinha dúvidas se ouvia ou não o neurótico cientista e seu discurso de mutantes perigosos. Praticamente indestrutíveis, os Sentinelas são robôs com inteligência artificial que identificam mutantes e os matam. Em um futuro bem distante, eles causam uma guerra sem precedentes e passam a matar também seres humanos comuns, originando um cenário pós-apocalíptico e sombrio.

Uma pequena célula de X-Men sobreviventes se esconde em Moscou, entre eles está Kitty Pryde, a Lince Negra (Ellen Page), que tem o poder de atravessar objetos e viajar no tempo com a consciência. O grupo recebe a visita dos famosos personagens Professor Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry) e Wolverine. Xavier pede que Kitty o leve de volta ao passado para evitar a ação de Mística. Como seu cérebro fritaria com a viagem, Wolverine se voluntaria. (Leia resenha completa no site de VEJA - clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...