sábado, 15 de fevereiro de 2014

Maratona Oscar


Como todo ano, poucos dias antes do Oscar, alguns cinéfilos amadores, como yo, correm para assistir aos indicados na categoria de melhor filme da premiação mais badalada do cinema mundial.

Minha lista de “já vistos” está quase completa (só falta Clube de Compras Dallas). Porém, o tempo não me permitirá fazer uma resenha apurada de cada um. Decidi então listar em um ranking meus favoritos de 1 a 8, sendo 1 o que mais gostei e 8 o que gostei um pouco menos. Vale lembrar que essa edição do Oscar está bem acirrada e que todos os filmes são bons e valem ser vistos.

Juntamente com o título, vou colocar um link para resenhas feitas por mim ou por colegas de trabalho que possuem meu ponto de vista.

1. Gravidade (Estreou em outubro no Brasil)
A beleza dos efeitos especiais e a magnitude da produção assinada por Alfonso Cuáron casam com perfeição com o marcante e surpreendente roteiro de Gravidade. Sandra Bullock interpreta, magnificamente, Ryan Stone, engenheira médica em sua primeira missão fora da Terra. Juntamente com outros astronautas, entre eles Matt Kowalski (George Clooney), Ryan sofre um acidente. O grupo é atingido por estilhaços de um satélite russo que, em alta velocidade, causam a destruição da nave que os levaria embora e a morte de boa parte da equipe. Em certo ponto, flutuando pelo espaço, Ryan se vê à deriva. A luta pela sobrevivência levada ao extremo se mescla com a descoberta de si mesmo.



2. Ela (Estreou em 14 de fevereiro no Brasil)
O enredo assinado pelo cineasta Spike Jonze, diretor de Onde Vivem os Monstros (2009) e Quero Ser John Malkovich (1999), é comandado pelo ator Joaquin Phoenix no papel de Theodore, um homem triste e introspectivo, que trabalha escrevendo cartas sob encomenda, a maioria para casais apaixonados. Ele compra um OS1 com personalidade feminina, chamada Samantha. Com a voz sexy da atriz Scarlett Johansson, o sistema parece uma pessoa comum, que existe em alguma dimensão. Em pouco tempo, a solidão de Theodore encontra um refúgio aparentemente seguro em Samantha. Ambos se apaixonam e começam um relacionamento.




3. 12 Anos de Escravidão (Estreia em 28 de fevereiro no Brasil)
Dirigido por Steve McQueen, o filme é um dos favoritos ao prêmio e levou o Globo de Ouro de melhor drama. A produção conta a história da autobiografia Twelve Years a Slave, de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um americano livre de origem africana que foi sequestrado e vendido como escravo durante a década de 1840. Sobre este, ainda pretendo escrever uma crítica. E, apesar da terceira posição na minha lista, achei o filme fantástico, do começo ao fim.



4. O Lobo de Wall Street (Estreou em 24 de janeiro no Brasil)
Baseado na autobiografia de Jordan Belfort, corretor de títulos da bolsa americana, o filme O Lobo de Wall Street marca a quinta parceria do diretor Martin Scorsese com o ator Leonardo DiCaprio. Uma parceria que já rendeu um Globo de Ouro a DiCaprio cinco indicações ao Oscar, entre elas as de melhor filme, melhor ator e melhor diretor. Na trama, que se desenvolve ao longo de três horas, a vida de Belfort é detalhada desde o início de sua carreira, no faminto mundo de Wall Street, até o período da sua decadência, ao ter suas fraudes financeiras investigadas pelo FBI. Ávido vendedor, ganancioso e sempre pronto a burlar a lei, Belfort não demora a fazer uma fortuna que ele mesmo diz não dar conta de gastar. Ao lado dos amigos e sócios, o corretor torra seus milhões em casas, iates e carros esportivos, além de muitas drogas, orgias e prostitutas. Com um humor sofisticado e irônico, Scorsese foi acusado de fazer apologia ao comportamento desregrado de Belfort, que gerou problemas e prejuízos a diversas pessoas nos anos 1990.



5. Nebraska (Estreou em 14 de fevereiro no Brasil)
No novo filme de Alexander Payne, vencedor do Oscar por Sideways – Entre Umas e Outras (2004) e Os Descendentes (2011), Woody Grant (Bruce Dern) é um idoso que acredita que ganhou 1 milhão de dólares após receber pelo correio uma propaganda enganosa. Teimoso e confuso, ele decide pegar o prêmio e, como ninguém o apoia, resolve ir a pé de Montana até Nebraska, nos Estados Unidos, em uma viagem com mais de 1.200 km. Ao perceber que o pai não desistirá da ideia, David (Will Forte) resolve levá-lo de carro.




6. Trapaça (Estreou em 7 de fevereiro no Brasil)
O novo filme do diretor David O. Russel (O Lado Bom da Vida), usa como base a operação do FBI batizada de Abscam, que nos anos 1970 descobriu nos Estados Unidos um esquema de corrupção que resultou na prisão de alguns políticos. Irving (Christian Bale) e Sydney (Amy Adams) são amantes e juntos montam uma rede de trapaças, para ganhar dinheiro com empréstimos irreais e venda de obras-primas falsas. Ambos são pegos por Richie DiMaso (Bradley Cooper), um agente do FBI que obriga o casal a colaborar com seus conhecimentos para capturar outros criminosos. O plano fica mais complicado quando passa a investigar políticos e membros da máfia.




7. Philomena (Estreou em 14 de fevereiro no Brasil)
Ainda jovem, a irlandesa Philomena (Judi Dench) é surpreendida por uma gravidez e recorre a um convento para expiar seus pecados e receber ajuda. No local, ela cuida do filho por três anos, até que a igreja lhe tira a criança e a encaminha para adoção. O tempo passa, sem que Philomena supere a perda do filho, acolhido por uma família americana. Cinquenta anos depois, ela continua a procurar por ele, sem saber que ele também quer conhecer as suas origens.



8. Capitão Phillips (Estreou em 8 de novembro no Brasil)
Com Tom Hanks no papel principal, o filme conta a história real de Richard Phillips, comandante americano que teve seu navio invadido por piratas somalianos, em 2009. Os dois grupos centrais, representados pela tripulação da embarcação e por seus invasores, conduzem o roteiro marcado por um longo período de tensão, com poucos momentos de calmaria. Baseado no livro Dever de Capitão, escrito pelo próprio Phillips, a história expõe a fragilidade de profissionais que trabalham em alto-mar, assim como a pobreza da população litorânea da Somália, que encontra dificuldades para sobreviver e é induzida por milícias locais a se envolver com a pirataria.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...