sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Uma princesa diferente



Por Mariana Alves

Faço minha estreia aqui no Já Assistiu? com um gênero que gosto muito: animação! Junte a essa fórmula o meu fraco por personagens femininos rebeldes e lá estava eu na poltrona do cinema com os meus óculos 3D e várias crianças ao meu redor! Hehehe
Valente conta a história da heroína Merida, uma garotinha de cabelos vermelhos e revoltos que adora a natureza e atirar flechas com seu arco (Oi, Katniss?). Nada disto seria um problema se a ruivinha não fosse a princesa de seu reino. Sua mãe, a rainha Elinor quer que ela seja sua sucessora perfeita e, para isso, a jovem tem que se portar como uma verdadeira dama. A rainha impõe regras de etiqueta, diz como Merida deve se portar, se vestir, pentear o cabelo... Cansada de tudo isso, ela recorre a uma feiticeira para tentar mudar sua mãe e viver sua vida da maneira que acha melhor. Claro que o plano, que a princípio parece simples, dá muito errado e a ruivinha tentará consertar a besteira que fez. 

Se você tivesse a chance de mudar seu destino, você mudaria?

Assim como um bom filme Disney/Pixar, a animação é linda e a ideia de desmistificar uma princesa, tornando-a uma descabelada heroína, é um novo passo para o estilo Disney de produzir protagonistas femininas. Porém, particularmente, eu esperava mais do roteiro.
Os irmãos de Merida, por exemplo, poderiam ter sido mais aproveitados na trama, assim como os demais reis. Por outro lado, a trilha sonora é muito legal e as imagens da Escócia são perfeitas. E como dito, acho ótima a ideia de mostrar para as garotinhas que elas podem ser responsáveis pelo seu destino e não precisam esperar seu príncipe encantado para ser feliz, ou alisar o cabelo todos os dias! Ponto positivo.
Para resumir, apesar de estar longe de ser uma das melhores animações da Disney, como Procurando Nemo, Monstros S.A., ou UP, o filme vale para animar uma tarde de sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...