quinta-feira, 26 de julho de 2012

Retrospectiva Batman



O famoso homem-morcego nunca me convenceu muito #prontofalei.  Depois de diversos filmes repletos de personagens que me faziam rir em vez de ter medo, perdi o respeito pelo herói que enfrentava palhaços, pinguins e policiais corruptos em uma cidade suja e escura. Sem falar no tal do Robin e aquele uniforme horroroso...
Enfim, por causa de alguns estigmas demorei a aceitar a atual trilogia, composta por Batman Begins (2005), Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), e agora o episódio final, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Depois de ouvir muitos bons comentários sobre os filmes, decidi assisti-los e dar uma chance ao morcegão. E essa foi uma das melhores escolhas do ano. A humanidade estava certa, os longas são ótimos e, já que os tenho fresquinho na mente, vou fazer uma retrospectiva para que você possa aproveitar ao máximo o último episódio.


Batman Begins
Como o próprio nome diz, neste filme a origem do personagem é apresentada. Tudo começa com a infância bilionária de Bruce Wayne (vivido pelo ótimo Christian Bale) e seu grande trauma com morcegos. Enquanto brincava com a amiga Rachel, ele cai em um poço abandonado em seu quintal, lugar que abriga milhares dos bichinhos nojentos que passam voando por ele enquanto aguarda por socorro.
Salvo por seu pai, o garoto vive tendo pesadelos com morcegos e, durante uma peça de teatro, Bruce enxerga morcegos e pede para ir embora. Na saída, seus pais são assaltados e assassinados.
Bruce vive debaixo da culpa dessa tragédia e após alguns anos tenta se vingar do assassino que está prestes a ser liberto da cadeia. Como não consegue matar ninguém, Bruce desaparece e passa a viver uma vida sem muito propósito, até conhecer Ra's Al Ghul, que o treina para ser um justiceiro. Ao descobrir que o plano do maluco era destruir totalmente Gotham City, Bruce foge e volta a sua mansão. Lá ele cria com todo seu dinheiro o justiceiro que ele acredita. E usa como disfarce o morcego do qual tem tanto medo. Assim nasce Batman.

“Por que morcegos, senhor Wayne?” (Alfred)
“Porque morcegos me dão muito medo. É hora dos meus inimigos compartilharem desse sentimento.” (Bruce)

Neste começo, a cidade tem um ambiente meio futurista, quase pós-apocaliptico, cenário que não permanece nos próximos filmes. O maior vilão é a corrupção entre os policiais e também na política, e dentro desse cenário temos o maluco Crane, que cuida de uma clínica cheia de presos onde ele testa suas experiências e também livra alguns da cadeia como acordo com os chefões do crime. Mesmo aparecendo pouco, Crane está ótimo como um vilão meio médico meio monstro.
Por outro lado, a mocinha Rachel, vivida por Katie Holmes, não convence. A atriz é fraca e não tem nenhuma química com Bruce. Fiquei feliz e confusa ao ver que no longa seguinte ela é substituída.
Depois de muita ação, perseguições e explosões, Batman deixa sua marca na cidade, incomoda policiais e bandidos, e o filme acaba com a deixa para o segundo e o surgimento do famoso Coringa.

Batman - O Cavaleiro das Trevas
No segundo , como eu já tinha adiantado, a cidade já não parece a futurista e acabada Gotham City, está mais para Nova York nos dias de hoje. Katie Holmes não é mais a atriz que interpreta Rachel, e sim Maggie Gyllenhaal. E seu novo par romântico que deixa Bruce morrendo de ciúme, está Harvey, vivido pelo lindo Aaron Eckhart.
Aqui encontramos um Batman levemente cansado de ser o tal justiceiro, e já analisando a possibilidade de se aposentar. Entre um dos principais motivos está Rachel que, no final do filme anterior, disse que ficaria com ele quando deixasse seu alter-ego.
Nesse novo cenário, a corrupção esta menor, e todos os bandidos temem Batman, exceto um. O novo e absurdo Coringa, excepcionalmente interpretado por Heath Ledger, que lhe rendeu um Oscar póstumo, já que o ator faleceu no ano do lançamento do filme.
No enredo, os maiorais da máfia armam seus encontros durante o dia para evitar Batman, porém o Coringa está pronto para enfrentá-lo e comete as maiores atrocidades para esse encontro acontecer.

“Isso é o que acontece quando uma força continua encontra com um objeto que não se move. Você é incorruptível, não é? Então não vai me matar por algum senso idiota de fazer o que é certo. E eu não vou te matar porque você é muito divertido! Acho que estamos destinados a fazer isso para sempre!” (Coringa lutando com Batman)

Wayne passa muito tempo tentando entender os motivos do vilão maquiado agir como age, porém não consegue, já que ele não está interessado em dinheiro, nem mesmo em matar o Batman, mas simplesmente em mostrar que todos tem seu lado maligno e perigoso.
Em contrapartida, Harvey Dent, novo promotor da justiça de Gotham, e namoradinho de Rachel, se mostra um novo combatente do crime e se torna um dos principais alvos do Coringa. Outro interessado em Harvey é o próprio Batman, que vê nele caráter e o imagina como seu substituto sem máscara.
Porém, Coringa arma uma emboscada com ele e Rachel. A mocinha morre e Harvey é resgatado, mas acaba com metade do corpo queimado. Transtornado pelo acidente, ele se recusa a receber tratamento, e fica com um rosto monstruoso e um ávido sentimento de vingança. Harvey decide então matar todas as pessoas envolvidas na morte de Rachel, incluso o oficial e amigo de Batman, Gordon, por não tê-lo ouvido quando o alertou sobre trabalhar com policiais corruptos.
Na cena final, Coringa vai preso, Batman salva Gordon e sua família das mãos de Harvey, que também morre. E para não acabar com a boa fama do promotor e a esperança que ele criou na cidade, Batman decide assumir os crimes cometidos por ele e se torna um fugitivo. Ele sai machucado, após uma grande queda, e a policia passa a tratá-lo como um criminoso perigoso.

Deu pra ficar ansioso com o próximo filme? Então nada melhor que o trailer de Batman – O Caveleiro das Trevas Ressurge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...