segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E o Oscar vai para...

-->
O Discurso do Rei

A plaquinha do “eu já sabia” reinou na 83ª edição do Oscar. Sem grandes surpresas, a premiação mais importante do cinema mundial deu quatro estatuetas para O Discurso do Rei, inclusive a de melhor filme. E outras quatro para o também excelente A Origem.
Na sexta-feira montei minha lista de favoritos para as categorias mais importantes, ousei quatro palpites diferentes dos favoritos, e claro, errei! Então... para quem ainda não viu quem ganhou o que, segue a lista oficial e comentários.

Melhor Filme
O Discurso do Rei
O filme conta a história do Rei Alpert, pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II. E o grande drama dele: não conseguir falar em público sem gaguejar. O forte do longa são os diálogos, personagens muito bem elaborados e a temática de superação, tudo amparado por boas técnicas cinematográficas. Como dito antes, não era surpresa que este filme ganharia e era minha aposta inicial. Por isso, ponto para minha lista e também para a de quase todo o resto do mundo. 

Melhor Ator
Colin Firth – O Discurso do Rei
No ano passado, Colin recebeu sua primeira indicação ao Oscar, e conseguiu fugir do estigma “ator inglês de comédias românticas”. Ele não ganhou, porém este ano não deu para ignorar o talento do ator no papel principal de O Discurso do Rei. Merecido. Previsível. E que venham mais prêmios para você, Colin.




Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale – O Vencedor

 
Ainda não assisti O Vencedor, mas minha aposta já era para Christian, por estar sendo tão falado e elogiado. Ele emagreceu muito para fazer o papel e acabou desbancando Geoffrey Rush, ator coadjuvante de O Discurso do Rei. Enfim, era favorito e, provavelmente, mereceu. Assim que assistir ao filme conto mais para vocês.

Melhor Atriz
Natalie Portman – Cisne Negro


Outra certeza da noite era premiar Natalie por seu controverso e complexo papel em Cisne Negro. A atriz que se envolveu literalmente de corpo e alma no filme, passou um ano se preparando, emagreceu muito, dançou mais ainda e mereceu a estatueta.

Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo – O Vencedor
Realmente preciso assistir O Vencedor! Adoro atores coadjuvantes, são o bolo da cereja nos filmes. A atriz ficou famosa fazendo seriados e já tinha sido indicada ao Oscar, em 2009, pelo filme Rio Congelado. Também não errei neste palpite, mas colei da lista de favoritos! Se bem que gosto muito da Helena Bonham Carter, que concorria na mesma categoria.

Melhor Diretor
Tom Hooper – O Discurso do Rei
O diretor inglês gosta mesmo da história do Reino Unido. Ele já havia dirigido a premiada mini-série para HBO, Elizabeth I. Acho justo o filme do ano ter seu diretor também premiado. Isso não é regra, mas faz sentido. Apostei certo.

Melhor Roteiro Original
O Discurso do Rei
Esse eu errei feio. Apostei em A Origem, porque no meu conceito de original, aquilo sim foi original. Ok que pegar uma história de um cara gago e fazer virar um filmão é coisa para excelentes roteiristas. Mas enfim, A Origem ainda é meu favorito para essa categoria.

Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social


Este era o mais próximo de roubar a estatueta de O Discurso do Rei. Não conseguiu, mas levou três prêmios para casa. Um deles, o mais importante, foi o de roteiro adaptado. O livro que deu origem ao filme, conta a história da criação da rede Facebook, e todas as controversas ao redor do seu criador. Prêmio merecido e também esperado.


Melhor Filme Animação
Toy Story 3

Que dúvida! Pixar e Disney são a melhor parceria que poderia existir no mundo da animação. Antes pensei que Meu Malvado Favorito ganharia uma indicação, mas infelizmente não rolou. Então não tinha para ninguém. Toy Story é lindo, bem feito, e mereceu ganhar.


Melhor Música Original
We Belong Together – Toy Story 3
A Disney já é favorita em animações e também em trilhas sonoras/canção original. No ano passado UP ganhou como melhor trilha, no anterior ficou com Wall-e, e assim por diante. No total, contei mais de 30 indicações musicais ao Oscar. E 11 ganhas, contando com essa. Tava fácil.


Melhor Filme Estrangeiro
Em um Mundo Melhor
O filme dinamarquês era favorito e também era minha aposta totalmente baseada na cola. Ele só estreia no Brasil no dia 11 de março, mas para os ansiosos, vai rolar pré-estreia em São Paulo no dia 3, no CineSesc, às 20h.

Melhor Fotografia
A Origem

 
Fiquei muito feliz com essa escolha, porém errei o palpite. Fui na quase zebra, Cisne Negro, pois achei tudo bem lindo. Enfim, errei, mas meu coração está bem resolvido com isso. Não viu A Origem ainda? Corre para a locadora.

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas

Mais um que fiquei feliz, mas apostei em O Discurso do Rei. Gosto muito de filmes de época, e não achei que Alice ganharia, pois os dois únicos figurinos realmente validos do filme são o da Rainha Branca e do Chapeleiro. Mas ok, são só dois e são lindos.

Melhor Maquiagem
O Lobisomem
Apostei neste como favorito, mas ai achei que Alice merecei crédito. Sem mais comentários e sem foto, pois não gosto de lobisomem.

Melhor Efeitos Visuais
A Origem
Também merecido, e também previsível. Se bem que essa categoria costuma ser uma caixinha de surpresas e os concorrentes eram muito bons. 

E aí? Acho justa a premiação? Ainda não viu algum e vai correr para o cinema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...