quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Garotas do rock

 Behind the bars, there's a superstar
Who never had a chance
She could sing, she could dance
You don't sing and dance in juvie honey
(Trecho da música Dead End justice)

Pegue um grupo de adolescentes, jogue-as no contexto histórico da década de 70, acrescente o fato de que não existia nenhuma banda de rock formada apenas por garotas, e você acaba de ter um retrato bem simples da banda The Runaways. O grupo que durou míseros quatro anos, deixou uma história e tanto para trás, além de revelar o maior talento musical da banda, a roqueira Joan Jett. Inspirada no livro escrito por Cherie Currie (ex-vocalista da banda) e encantada com o pioneirismo das garotas, a diretora Floria Sigismondi dirigiu a adaptação para o cinema desta história. O filme, que leva o mesmo nome da banda, estreia este fim de semana nos cinemas brasileiros (cinco meses depois da estreia nos Estados Unidos), e traz no elenco as atrizes Kristen Stewart e Dakota Fanning nos papeis de Joan e Cherie, respectivamente.
As garotas seguraram bem a onda do roteiro, que tem seus momentos de apelação, como o falado beijo entre as duas, que mereceu um destaque desnecessário, com direito a mudança da trilha de fundo e da coloração da cena. Mas o que realmente pode chocar os desavisados é a quantidade de drogas que essas garotas de 15, 16 anos, consomem ao longo de todo o filme. A tríade sexo, drogas e rock n' roll é tema central da primeira até a última cena e, pode se dizer, o motivo da separação da banda, que não tinha maturidade para todo sucesso que fez, o que levou a uma guerra de egos e ao ponto de Cherie precisar de tratamento para ficar sóbria.




Além da vida suja, embalada por um rock ousado que faz seu pé mexer no chão do cinema, vale dizer que o filme é fiel a muitos detalhes da história da banda. A caracterização dos personagens ficou excelente, como já dito, Kristen e Dakota seguraram bem os papeis principais e até gravaram as canções que cantam no longa. A trilha sonora é boa, mas se for comprar o CD por sucessos como I Love Rock n' Roll e Bad Reputation vai se decepcionar. Por serem canções de Joan Jett, lançadas depois do fim de The Runaways, elas tocam no fim do filme, mas não foram inclusas no CD da trilha.Uma pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...