domingo, 20 de janeiro de 2013

Argo



Para dar início a minha maratona Oscar 2013, corri atrás do prejuízo assistindo ao filme Argo, em cartaz no Brasil desde novembro.
O longa de Ben Affleck, que dirigiu, produziu, atuou e fez o cafézinho dos bastidores, conta o caso ocorrido em 1979, quando estudantes iranianos invadiram o Consulado Americano e mantiveram em cativeiro por quase um ano os mais de 50 funcionários do local. O pedido em troca da liberação dos reféns era a retirada do asilo politico do Xá Pahlavi, concedido pelos americanos, e retorno do mesmo ao Irã para ser julgado por seus crimes contra o país.


O roteiro foca no caso de seis americanos que conseguiram escapar no momento da invasão e se esconderam na casa do embaixador canadense. Sem poder sair do país, eles ficam no local a espera de um resgate norte-americano. É então que o agente Tony Mendez, da CIA, desenvolve o absurdo plano que envolvia um filme falso com produção canadense em busca de locações em Teerã. Dessa maneira ele entraria disfarçado no país e retiraria com passaportes do Canadá os seis foragidos.
Por abrigar tantas referências históricas e personagens distintos, como policiais, artistas hollywoodianos e políticos, o longa é rico em detalhes, diálogos e traços que dão ao espectador a chance de rir em momentos engraçados e também de quase ter uma crise de ansiedade na espera da resolução do suspense.
Óbvio que uma produção feita por americanos para contar uma parte da história deles tem um “Q” nacionalista, mas não acho que foi 100% tendencioso, talvez 95%... 98%. Em certos momentos o roteiro até contextualiza o pensamento iraniano, e retrata rapidamente o tiro no pé que os próprios americanos viveriam mais tarde ao financiar armas no Afeganistão, mas não absolve o Irã da culpa e da vergonha do caso.


Enquanto obra artística, a produção mereceu o Globo de Ouro de melhor filme e dificilmente ganhará o Oscar, mas definitivamente teria potencial para tal feito. Todos os pontos são impecáveis. O roteiro é excelente, a fotografia é ótima, assim como a caracterização dos personagens e da época. O elenco conta com uma constelação de nomes, que não decepcionam em nada.
Levando ou não o Oscar, a gratificação maior fica simplesmente com Ben Affleck por ter chegado até onde está e mais uma vez conseguiu provar seus multitalentos e seu direito de permanecer fazendo história na sétima arte.  
Enquanto isso, na história real, os dois países não tem relações até hoje. A embaixada americana retratada no longa, atualmente não passa de um complexo de prédios e um centro cultural que mostra provas sobre como os americanos são os vilões da história. E, segundo os iranianos, um filme em resposta a Argo será produzido. #Tenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...